Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como auxiliar seu filho a se adaptar a nova escola

nova escola

A mudança de escola geralmente acaba acontecendo em algum momento da trajetória escolar do estudante. Apesar de comum, é preciso que os pais participem ativamente desse processo, pois a adaptação nem sempre é tranquila.

Boas instituições de ensino criam programas especiais para que os novos alunos tenham uma adaptação rápida e fácil. Com as crianças da Educação Infantil, por exemplo, é comum reduzir a carga horária nas primeiras semanas até que o pequeno se sinta à vontade para ficar o horário completo na escola.

Já com os estudantes do Ensino Fundamental, muitas escolas organizam um grupo de alunos para receber os novos amigos e mostrar para eles toda a estrutura do colégio e o funcionamento da instituição. Apesar de ser uma ação simples, essa aproximação faz com que os novos alunos se sintam acolhidos, o que acelera o processo de adaptação.

Mas, mesmo com todo esse suporte das boas escolas, a participação dos pais é fundamental para que os filhos consigam se adaptar ao novo colégio. Na sequência deste artigo, separamos algumas dicas que os pais poderão aplicar já no início de 2018. Confira!

Agende uma visita antes do início das aulas

Independentemente da idade do seu filho, a entrada em um novo ambiente irá causar ansiedade e um certo desconforto, por isso, familiarizá-lo com a escola antes do início oficial das aulas é um passo importante para o processo de adaptação.

Após escolher o novo colégio, os pais devem agendar com a equipe pedagógica uma visita da família, permitindo que o estudante conheça a escola, saiba como funcionam as aulas e, se possível, veja quais serão os seus professores. Apesar de ficar pouco tempo na nova escola e na companhia dos pais, essa visita deixará o seu filho mais seguro para encarar o primeiro dia de aula.

Converse sobre a escola e seus desafios

Muitas vezes, as crianças e os jovens ficam ansiosos para conhecer a nova escola e os desafios que terão neste novo local. Mas, nem sempre eles compartilham essa insegurança com os pais. Sendo assim, é importante que a família aborde esse assunto e tente descobrir quais são os receios do filho em relação ao novo colégio.

Um dos principais medos das crianças e dos jovens é em relação a aceitação dos colegas. A adaptação com os professores também é um ponto que gera preocupação nos pequenos. Por isso, é interessante que a família fale sobre a importância do filho ficar tranquilo e buscar se integrar com os amigos, mesmo que seja aos poucos. Já sobre o corpo docente, os pais podem dizer que caso o filho sinta alguma dificuldade em acompanhar as aulas ele precisa comunicar para os professores e também para a família, pois isso é algo bastante comum durante a mudança de escola.

Crie combinados para evitar birras

Como abordado no início, a adaptação nem sempre é um processo tranquilo, pois muitas crianças desenvolvem uma certa resistência para o novo. A dica para os pais auxiliarem o filho é criar combinados que devem ser seguidos por ambas as partes.

A ida à escola, por exemplo, precisa ser um ponto obrigatório desse combinado. A única flexibilidade pode ser durante a primeira semana, quando é comum o horário de aula ser reduzido aos novos alunos. Além disso, é fundamental que a família também se esforce para se adaptar rapidamente a nova rotina. Um erro comum é reclamar dos horários do colégio na frente das crianças, o que pode acabar afastando ainda mais o pequeno do ambiente escolar.

No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas de como auxiliar seu filho a se adaptar a nova escola. Aproveite e veja também em nosso blog o post que traz dicas de como orientar o futuro profissional do seu filho.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This