Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como as atividades extracurriculares podem ajudar os alunos na carreira profissional

extra curriular

Durante a jornada acadêmica, os alunos têm acesso a uma série de novos conhecimentos das mais distintas áreas. Essa pluralidade contribui e muito para a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios da vida dentro e fora do ambiente escolar.

Apesar da variedade de temas trabalhados e experiências que os alunos vivenciam na escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ainda há espaço para outros aprendizados que ajudam a ampliar os horizontes dos jovens, as chamadas atividades extracurriculares.

Muito mais do que meras distrações, as atividades extracurriculares auxiliam no desenvolvimento dos estudantes e permitem que eles tenham contato com áreas que ultrapassam a grade curricular tradicional, como esportes, dança, teatro, entre outras modalidades.

As experiências das atividades extracurriculares podem ser vivenciadas no âmbito escolar, porém fora do horário normal de aula, e com uma equipe de profissionais especializados na modalidade. Essa expansão dos conhecimentos ajuda os alunos de várias maneiras, inclusive na sua carreira profissional, como mostraremos na sequência deste artigo.

Parceria de sucesso: carreira e atividades extracurriculares

No início deste artigo, apontamos alguns dos benefícios proporcionados pelas atividades extracurriculares ao longo da trajetória dos alunos. Trazendo esse tema para a preparação dos jovens para o ingresso nas universidades e no mercado de trabalho, percebemos que as atividades extracurriculares são essenciais para que o estudante se sinta mais seguro e determinado em suas escolhas.

Isso porque, no decorrer de suas experiências acadêmicas e nas atividades extracurriculares, o jovem tem contato com áreas e conhecimentos bem variados, que poderão ajudar nos seguintes pontos:

  • despertar a criatividade;
  • descobrir talentos em diferentes áreas;
  • desenvolver aptidões;
  • melhorar o desempenho em sala de aula, e;
  • aprimorar o convívio social e às habilidades relacionais e afetivas, focando na colaboração, espírito de equipe e resolução de conflitos.

Todos esses aspectos apresentados acima são importantes para a preparação do jovem a sua carreira profissional, que muitas vezes pode até ser encontrada por meio de uma atividade extracurricular que despertou o seu talento, e para o seu sucesso no mercado de trabalho, pois ele domina habilidades essenciais para o desenvolvimento de projetos em equipe.

Atividades que enriquecem o currículo do aluno

Vimos que as atividades extracurriculares podem ajudar o aluno a despertar o seu talento para uma determinada área, além de contribuir para que ele desenvolva habilidades importantes para a sua formação integral. Voltando a questão da carreira profissional, existem algumas modalidades que ajudam a enriquecer o currículo do estudante, contribuindo para o seu ingresso no mercado de trabalho.

Essas atividades funcionam como uma espécie de experiência profissional, porém fora do ambiente corporativo. Atividades como: cursos de idiomas, empresa júnior, voluntariado, trabalhos focados em pesquisa acadêmica e esportes, demonstram a versatilidade e preparo do aluno ao longo dos anos. Nesses casos, os recrutadores percebem que o jovem não se limitou ao universo escolar e buscou novos conhecimentos durante a sua formação básica, e isso é um grande diferencial nos processos seletivos.

No artigo de hoje, mostramos como as atividades extracurriculares podem ajudar os alunos na carreira profissional. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre a formação de jovens e veja também em nosso blog o post que apresenta dicas de leitura para alunos do Ensino Médio.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This