Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como ajudar seu filho na volta à rotina escolar

rotina

O retorno à escola após um longo período de férias é um momento de ajustes. Sono, alimentação, lição de casa, momentos de brincar… como coordenar todas as tarefas do seu filho de maneira equilibrada?

O início de cada ano letivo é sempre um desafio na vida de um estudante, pois há muitas novidades logo na largada: professores novos, alunos vindos de outras escolas, livro disso, caderno daquilo… Parece simples, não é mesmo? Só se for para os adultos que já passaram por isso. Para as crianças (e mesmo os adolescentes), pode ser a primeira vez que estão vivendo alguma situação.

Por isso, vá com calma nas cobranças. É momento de adaptação. Durante esse período de início de aulas, pergunte a seu filho quais são as mudanças do ano passado para esse ano. Com isso, você vai entendendo o nível de cobrança que será exigido dele e terá condições de como fazer para equilibrar a rotina em casa.

Apenas um exemplo. Se este ano, ele começa a ter lição de casa (pois, antes, ele estava da Educação Infantil e não tinha), é fundamental reservar um espaço – de tempo e local – para que ele se concentre nesse afazer. Isso vale, principalmente, para quem tem uma agenda cheia de compromissos, como natação, língua estrangeira, futebol, balé.

Ajustes biológicos

Durantes as férias, os pais são mais flexíveis em relação ao horário de dormir. O mesmo acontece com a alimentação. Um sorvete aqui, um doce ali, acabam mudando os hábitos alimentares naquele período. Não bastasse o tanto de novidade que é preciso administrar nesse novo ciclo, é necessário também ajustar as horas de sono e a alimentação.

Aos poucos, vá retomando a rotina de sono. Se você conseguiu fazer isso antes de as aulas recomeçarem, ótimo! Se não, não se culpe. É possível fazer isso sem estresse, pois o próprio dia a dia que envolve a escola e os demais afazeres vai regulando isso. Apenas fique de olho, pois os filhos teimam em assistir ao último vídeo (ou jogar o último jogo). Não é assim que eles falam: “Só mais este!”?

Quanto à alimentação, garanta que seu filho esteja fazendo as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Fique de olho não só no que ele come, mas quanto ele come. Às vezes, ele pode estar ansioso com alguma situação nova e, por isso, perder o apetite. Para os lanches, incentive sempre as frutas, que alimentam e são saudáveis.

De resto, aproveite junto com seu filho este novo ano escolar. Daqui a pouco, tudo estará caminhando sem grandes intervenções suas. Confie!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This