Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

4 dicas de como ajudar seu filho a desenvolver a autoconfiança durante a infância

como-a-escola-e-os-pais-podem-guiar-os-alunos-na-escolha-da-profissao

A autoconfiança é uma característica bastante requisitada entre os adultos, principalmente em situações de tomada de decisões pessoais ou profissionais. Porém, a autoconfiança é essencial também para as crianças, pois ajuda a promover o desenvolvimento integral, garantindo um melhor aproveitamento dos pequenos no âmbito escolar e nas relações pessoais.

Há crianças que naturalmente possuem um perfil autoconfiante, no entanto, boa parte dos pequenos precisam ser estimulados pelos pais e educadores para se sentirem confiantes em suas ações diárias. Se você não sabe como pode ajudar o seu filho a desenvolver a autoconfiança desde a primeira infância, confira as 4 dicas que separamos no artigo a seguir!

1 – Elabore uma rotina

O primeiro passo para estimular a autoconfiança nos filhos é criando atividades com horários definidos, que auxiliam as crianças a se sentirem mais seguras, protegidas e confiantes, pois estão no controle do seu pequeno universo. Essa rotina permite que o seu filho saiba a ordem em que as coisas serão realizadas, por exemplo, primeiro o banho e depois o jantar.

Quando não há uma rotina estabelecida, os pequenos podem ficar ansiosos por não saberem o que acontecerá no futuro. Se a criança conhece o que a espera, ela naturalmente se sentirá mais livre para brincar, crescer e aprender.

2 – Permita que seu filho solucione problemas

Apesar de pequenas, as crianças passam todos os dias por situações que as fazem pensar e a encontrar a melhor solução. É importante que os pais estimulem os filhos a encontrem por si só essas resoluções, desenvolvendo o pensamento crítico e a autoconfiança.

O que as famílias não podem fazer é resolver os problemas para as crianças na tentativa de ajudá-las. A dica é guiar e apoiar o filho em seus esforços, mesmo que ele não consiga resolver a questão. Até o sentimento de frustração por não conseguir solucionar algo é uma oportunidade de desenvolver a confiança, a competência e o domínio.

3 – Delegue responsabilidades para a criança

É importante que os filhos se sintam úteis quando o assunto é a organização da casa, pois isso ajuda a aprimorar a confiança dos jovens. Delegar pequenas tarefas diárias de acordo coma faixa etária, como ajudar a alimentar o animal de estimação, organizar os brinquedos ou regar as plantas são atividades simples, mas que representam um grande valor para as crianças.

4 – Reconheça as conquistas e valorize as tentativas

Outra dica importante para os pais ajudarem os filhos a desenvolverem a autoconfiança é reconhecendo as conquistas alcançadas pelos pequenos em casa ou na escola. Por exemplo, se o seu filho aprendeu a amarrar o cadarço sozinho, esse se torna um importante aprendizado que deve ser reconhecido pelos pais

Do mesmo modo, é necessário que a família também parabenize o esforço da criança, mesmo quando o resultado esperado não for atingido. Caso o seu filho esteja aprendendo a andar de bicicleta, por exemplo, mas está encontrando muitas dificuldades, é interessante os pais conversarem com a criança e encorajá-la para novas tentativas, enfatizando a importância de se manter empenhado e confiante em tudo o que se faz.

Apresentamos neste artigo 4 dicas que ajudarão os pais a desenvolverem a autoconfiança dos filhos durante a infância. Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This