Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Vestibular e pandemia: como ajudar o jovem a lidar com as incertezas?

vestibular20

O ano do vestibular costuma ser um dos mais intensos para os jovens. Estudos, revisões, pesquisas e ansiedade preenchem boa parte da rotina dos estudantes. Mas, 2020 é ainda mais complexo. Com a pandemia do novo coronavírus, o planejamento dos vestibulandos se tornou uma grande incerteza.

Será que todos os vestibulares serão mantidos? As datas serão alteradas? O que muda na forma tradicional das provas? Minha preparação foi comprometida durante a quarentena? Estou realmente preparado?

Essas são apenas algumas das questões que certamente já passaram pela cabeça dos estudantes que estão em ano de vestibular. Para que o nervosismo e a ansiedade não tomem conta do jovem, é importante que a família esteja presente e o ajude a superar essa fase repleta de dúvidas.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas de como ajudar o estudante a lidar com esse período difícil que envolve vestibular e pandemia. Confira!

Foco na motivação

Com tantas incertezas em relação aos vestibulares, é comum o jovem se sentir desmotivado e isso impactará diretamente nos estudos. Com a quarentena vigente desde o mês de março e sem uma data concreta de término, os sentimentos de ansiedade e frustração podem surgir. A participação dos pais se torna essencial nesse processo para que o filho consiga dar novos significados a esses sentimentos, focando na motivação.

Não é um período fácil, mas é importante não deixar que a pressão que a pandemia gera em todos nós tome conta da rotina do estudante. O primeiro passo é conversar com o filho, falar que, infelizmente, todos estão nesse mesmo “barco”.

A pandemia pegou todos de surpresa e se a preparação dele não está 100%, certamente a dos outros candidatos também não está. Se o vestibular que ele tanto espera for adiado, essa será uma medida que afetará a todos.

Além disso, é importante valorizar as pequenas conquistas do seu filho nessa fase de estudos na quarentena. Por exemplo, se o jovem conseguiu realizar um exercício que ele tinha dificuldades, finalizou uma leitura obrigatória ou fez uma revisão completa de uma matéria, reconheça esse esforço por mais simples que ele pareça. A valorização é um combustível para o seu filho seguir focado e motivado nos estudos.

Resiliência é fundamental para o vestibulando em tempos de pandemia

Como vimos, a pandemia vem interferindo diretamente na rotina dos jovens em fase de preparação para o vestibular. Não é só o formato de ensino que mudou na quarentena, as incertezas que esse período trouxe vem mexendo bastante com o emocional dos alunos.

Essa é uma situação que exige maior participação dos pais. Além do apoio e da motivação, é importante conversar com os jovens sobre resiliência. Ficar pensando no que vai acontecer ou adiar de vez todos os planos não é o melhor caminho. É fundamental mostrar ao filho a importância de se adaptar, saindo dessa pandemia ainda mais forte e preparado.

O maior tempo em casa pode ser utilizado, por exemplo, para organizar os estudos para o vestibular, trocar experiências online com os jovens que já estão na universidade, fazer estudos em grupo via aplicativos de videochamada, além, é claro, de utilizar todo o suporte que o colégio oferece aos estudantes que estão se preparando para o vestibular.

No artigo de hoje, abordamos como a família pode ajudar o jovem a lidar com as incertezas do vestibular durante a pandemia. Para continuar por dentro de dicas relacionadas à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This