Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como abordar questões políticas através de uma visão crítica, ética e cidadã na fase escolar?

politica

Em meio ao processo eleitoral que o país está passando, assuntos relacionados à política estão presentes em todos os lugares, das rodas de conversa até as redes sociais. A discussão saudável dos temas políticos é e sempre será bem-vinda, afinal todos os brasileiros compartilham o sonho de ter uma nação melhor.

Entretanto, com a popularização da internet, os casos de intolerância política se tornaram mais evidentes e intensos. Opiniões contrárias não estão sendo respeitadas e isso acaba influenciando na formação dos jovens, mesmo que eles ainda não possam votar.

Por conta disso, é importante que na fase escolar os professores tragam para a sala de aula o debate de questões políticas por meio de uma visão crítica, ética e cidadã. A seguir, iremos mostrar formas eficazes de ampliar o repertório dos alunos sobre política e democracia, respeitando o posicionamento de cada indivíduo.

Respeito em primeiro lugar!

Para conviver bem em sociedade, é fundamental que todos se respeitem. As diferenças sempre existirão e são elas que tornam as relações humanas mais interessantes e ricas, independentemente em qual campo elas se aplicam. No trabalho com a política em sala de aula, é importante ressaltar com os jovens que o respeito é a base para qualquer governo e nação, e mostrar que mesmo não tendo a mesma opinião política, as pessoas devem se aliar para ir em busca do melhor para a população.

Ao compreender que o outro é diferente, mas que juntos é possível fazer mudanças significativas para todos, o conceito de cidadania é fortalecido e consegue desempenhar a sua real função.

Entendendo o que é a política

Hoje, os jovens se prendem muito a partidos e seus representantes políticos, mas é importante mostrar que o ato de governar vai muito além. Ao ser eleito pela população, o político assume o compromisso de projetar e executar melhorias para a sociedade, contemplando a área da saúde, educação, segurança pública e demais outras necessidades para que os eleitores tenham uma vida digna.

Na escola, a função política pode ser apresentada aos estudantes de formas bastante práticas, por exemplo, com a eleição do representante de classe, na escolha dos membros do grêmio estudantil ou mesmo estudando sobre bairros e comunidades, enfatizando que o papel dos políticos é importante para o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país.

O direito de participar ativamente das questões políticas

É importante conscientizar os jovens de que o respeito é fundamental quando o assunto é política. Mas, na fase escolar, também é interessante que os educadores apresentem aos alunos a importância deles exercerem o seu papel de cidadão, que permite acompanhar e participar ativamente dos processos políticos.

O papel do cidadão não é o de apenas eleger um representante. Ele pode e deve cobrar dos políticos a execução de suas propostas e seu posicionamento perante as necessidades do local governado. Assim, com um olhar crítico da população, é possível unir forçar para que a política seja realizada em prol da sociedade.

Hoje, apresentamos algumas formas de abordar questões políticas através de uma visão consciente e ética, visando a formação integral dos alunos que serão o futuro da nação. Se você gostou do artigo e quer continuar por dentro de temas relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This