Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como abordar a cultura nas aulas remotas?

cultura online

Em tempos de aulas remotas e com muitas dúvidas sobre o retorno total das aulas presenciais no espaço físico da escola em todo o país devido a pandemia do novo coronavírus, educadores, alunos e pais se viram diante de diversos novos desafios relacionados ao aprendizado e desenvolvimento das crianças e jovens.

Para garantir que os conteúdos sejam internalizados nesse novo formato de aulas, foi preciso adaptação, estudo e muita sensibilidade de toda a comunidade escolar. Temas como cultura, por exemplo, que costumavam gerar grandes projetos e debates em sala de aula tiveram que ser reformulados. Em muitos casos, o tema precisou ser adaptado para o momento atual, afinal cultura é história e, por isso, está em constante evolução.

Na sequência deste artigo, trouxemos algumas reflexões sobre como os educadores estão abordando temas culturais durante as aulas remotas e como esses ensinamentos estão ajudando os alunos durante essa fase complexa.

Cultura como parte do desenvolvimento humano

Quando estamos diante de um planejamento pedagógico, pode parecer que há disciplinas que são essenciais para a formação acadêmica dos alunos, enquanto outras são encaradas como complementares. Dependendo da visão de quem faz essa análise, se é da área educacional ou não, é compreensível ter essa percepção.

Entretanto, para as instituições de ensino que visam a formação integral dos alunos, todos os aprendizados são importantes e vão auxiliar os estudantes tanto em seu papel acadêmico como na vida pessoal, profissional e na postura cidadã.

A cultura é um dos componentes ativos na vida de todos os seres humanos. Não existe uma pessoa que não tenha contato com a cultura, pois todos nós somos criadores e propagadores de diversas formas de cultura. Por vivermos em uma sociedade multicultural, trabalhar o tema nas aulas remotas é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes.

O desafio dos educadores neste novo cenário é o de encontrar métodos que promovam o aprendizado e o debate das manifestações culturais no ensino remoto. Além disso, como a cultura é algo que está em constante criação, trazer o tema para a atual realidade do mundo, que envolve distanciamento social, pandemia, novos hábitos e comportamentos, é essencial para que os alunos entendam essa relação.

Cultura nas aulas remotas: aprendizado ativo e para a vida

Como vimos, a cultura é um tema relevante e que está sendo mantido nas aulas remotas. Mas, para proporcionar um aprendizado ativo e que continuará presente na vida dos alunos é preciso repensar as estratégias de ensino.

De forma geral, a escola assume o papel de intermediadora das diferentes formas culturais, estimulando o debate e a valorização da multiculturalidade, seja por meio de eventos, datas comemorativas ou através de outros meios pedagógicos.

Nas aulas remotas, a forma de abordar a cultura envolve tecnologia, criatividade e empenho de todos. Desde os temas mais tradicionais até os mais recentes passaram por essa transformação. Vídeos, fotos, aplicativos e oficinas online são alguns dos recursos que vêm sendo utilizados nas aulas remotas para garantir o aprendizado cultural e as celebrações, unindo os estudantes mesmo com cada um deles em sua casa.

Apesar das limitações presenciais, o ensino da cultura está se fazendo presente nas aulas remotas, colocando os alunos como produtores ativos e adaptados às novas dinâmicas de trabalho escolar.

Apresentamos no artigo de hoje formas de como abordar a cultura nas aulas remotas durante a pandemia. Para continuar por dentro do assunto, veja também em nosso blog o post que mostra as habilidades desenvolvidas nas aulas remotas.

Pin It on Pinterest

Share This