Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como a música pode ajudar os jovens durante a pandemia?

musica

Desde que a pandemia de Covid-19 se estabeleceu a nível mundial, muita coisa mudou em nossas rotinas. Para os jovens, as restrições foram bastante impactantes. Em poucos dias, eles deixaram de ter aulas presenciais, não podiam mais encontrar os amigos e se depararam com um momento repleto de incertezas.

Será que o vestibular vai acontecer? Quando as aulas presenciais vão retornar? Como manter a concentração nas aulas remotas? Quando vou rever meus amigos? Essas são apenas algumas perguntas que certamente passaram pela cabeça dos jovens durante a pandemia. Hoje, após um ano, é importante buscar formas de aliviar a tensão e a ansiedade que, infelizmente, atingiu a todos nesse momento difícil.

A música que é tão presente na vida dos jovens pode ser uma grande aliada nesse processo de autoconhecimento e superação. Veja a seguir como a música inspira e motiva os adolescentes a acreditarem que tempos melhores virão.

Música: parceira para todas as horas

Não é de hoje que a música se faz presente na vida das pessoas, seja em momentos de muita alegria ou naqueles períodos mais tristes. Ao ouvir uma música especial você “viaja no tempo”, relembra fases importantes e se enche de esperança.

Hoje, estamos passando por um dos maiores desafios do século XXI, a pandemia de Covid-19. Em pouco tempo, tudo mudou, restrições, medo e incertezas sobre o que o futuro nos reserva. Mas, a música mais uma vez se apresenta como uma fiel parceira para todas as horas.

As melodias mexem com as nossas emoções e podem ter benefícios terapêuticos muito importantes, como estímulo à memória e a criatividade, sensação de paz e calmaria, além de aguçar os sentidos, movimentar o corpo e melhorar a coordenação motora.

Por isso, é importante manter a música sempre próxima dos jovens durante esse período de pandemia. Nas aulas remotas, o tema deve continuar presente nos trabalhos. Em casa, a música também precisa ter um espaço especial na quarentena. Estimule seu filho a ouvir e dançar as músicas que ele mais gosta, convide o jovem para escutar outros estilos musicais e quando possível converse com ele sobre música. A riqueza desses sons traz alegria e desperta a esperança diante de um momento tão difícil.

Aprenda a tocar um instrumento na pandemia

Esse período em casa está fazendo com que as pessoas busquem aprender coisas novas. Os jovens que estão sempre ligados em tudo podem aproveitar essa fase para conhecer novos instrumentos musicais. Se houver interesse em determinado instrumento, uma dica legal é começar a buscar vídeos e aulas online para aprender a tocar.

Além de ocupar a mente com uma nova atividade, estudar música tem efeitos positivos no desenvolvimento dos jovens, melhorando a concentração e a capacidade para absorver novos conteúdos, ganhos que irão contribuir positivamente para o aprendizado escolar.

No artigo de hoje, mostramos como a música pode ajudar os jovens durante a pandemia. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como cuidar da saúde emocional das crianças em tempos de distanciamento social.

Pin It on Pinterest

Share This