Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como a escola e os pais podem guiar os alunos na escolha da profissão?

como-a-escola-e-os-pais-podem-guiar-os-alunos-na-escolha-da-profissao

A entrada no Ensino Médio é marcada por uma série de dúvidas. A principal delas é sobre qual carreira seguir. Essa é uma decisão muito importante na vida dos jovens alunos, por isso, é fundamental que eles tenham a ajuda dos pais e dos educadores durante esse processo regado de incertezas.

No entanto, é preciso que as famílias e os professores evitem influenciar o estudante a seguir em uma determinada carreira somente por ela ter uma boa remuneração ou por ser uma profissão tradicional. Essa pressão pode acabar confundindo ainda mais o adolescente e dificultar que ele encontre a área mais adequada ao seu perfil e preferências.

Se você é pai de adolescente ou se é educador do Ensino Médio, não deixe de conferir as dicas que separamos a seguir sobre como guiar os jovens na escolha da profissão.

Ajude o adolescente com as dúvidas mais comuns sobre a escolha da carreira

Ao ingressarem no Ensino Médio, os alunos começam a se questionar sobre vários assuntos, como: qual é a minha vocação? qual a melhor universidade para estudar? como é o mercado de trabalho para as profissões que tenho interesse?

Essas perguntas precisam de respostas para que os estudantes consigam escolher a profissão com mais clareza, sem passar por períodos de angústia causados pelas dúvidas.

Para Regina Sonia Gattás do Nascimento, psicóloga e supervisora de orientação vocacional da clínica da PUC, em entrevista para o portal Educar para Crescer, “o estudante precisa buscar informações sobre sua futura carreira em diferentes fontes: na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes.”

Sendo assim, o participação dos pais e dos educadores nesse processo é essencial. Na escola, é interessante promover rodas de conversa dos alunos com profissionais de diferentes áreas. Para trazer um leque grande de profissões, a escola pode convidar os próprios pais e parentes dos estudantes para falarem sobre suas áreas de atuação.

Em casa, os pais também podem compartilhar suas próprias experiências na escolha da profissão, além de acompanhar o filho em visitas à universidades e feiras, que ajudam o adolescente a esclarecer algumas das dúvidas sobre qual carreira seguir.

Conheça as profissões do futuro e respeite as escolhas do jovem

Como abordado anteriormente, é comum os adultos tentarem influenciar os jovens a optarem pelas profissões que, segundo eles, são as melhores. Mas é importante apoiar a escolha do jovem, mesmo que seja por uma área não muito explorada.

De acordo com Maria da Conceição Uvaldo, psicóloga do Serviço de Orientação Profissional da Universidade de São Paulo, em entrevista ao portal M de Mulher, “muitos pais não conhecem as novas profissões e as tratam com preconceito.”

Esse julgamento pode acabar desmotivando o jovem. Por isso, a melhor alternativa para os pais que não conhecem as novas profissões é ir em busca de informações junto com o filho, assim eles conseguem avaliar  juntos todos os aspectos da profissão.

Estimule a vivência no mercado de trabalho

Para conhecer uma profissão, nada melhor do que vivenciá-la na prática. Porém, quando estão no Ensino Médio, é difícil os jovens terem acesso às empresas, seja para visitar ou para estagiar.

Sendo assim, as escolas podem ajudá-los a conhecer o mercado de trabalho antes de escolher definitivamente por uma profissão. Isso é possível graças à criação de laboratórios sobre diferentes profissões ou empresas júnior dentro das instituições de ensino. Essas  atividades são semelhantes às que os adolescentes encontrarão na universidade e também no mercado de trabalho, facilitando a  sua tomada de decisão.

Apresentamos neste artigo dicas de como a escola e os pais podem guiar os alunos/filhos na escolha da profissão que mais tem a ver com o perfil do jovem. Continue acompanhando as próximas postagens do nosso blog e fique por dentro dos principais temas sobre a educação de crianças e jovens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This