Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Amizade: como esse vínculo ajuda a melhorar o desempenho acadêmico das crianças?

amigos

Uma das principais preocupações dos pais quando o filho inicia a sua trajetória escolar é sobre a sua integração com os colegas de classe. Quando a criança apresenta mais dificuldades para fazer amizades, é comum que a adaptação à escola seja um pouco mais lenta, pois os vínculos afetivos gerados nessa aproximação inicial com outras crianças ajudam a tornar mais tranquilo o distanciamento dos familiares.

Esse é um suporte emocional muito válido para os pequenos da Educação Infantil. Entretanto, há algumas questões relacionadas a amizade no ambiente escolar que os pais costumam levantar em reuniões com educadores ou mesmo em conversas com outros pais. Por exemplo, ter amigos em sala de aula ajuda a melhorar o desempenho do aluno? Ou as conversas e brincadeiras entre colegas acabam distraindo e afetando o aprendizado dos estudantes?

Essas dúvidas já passaram por sua cabeça? Se sim, te convidamos para conferir na sequência deste artigo a importância do vínculo da amizade para a formação dos estudantes e os cuidados que devem ser seguidos para que a aproximação das crianças não interfira na aprendizagem.

Os amigos no ambiente escolar

As dúvidas apresentadas no início do artigo envolvem duas situações que são comuns em sala de aula. A primeira representa os alunos que possuem amigos e que juntos conseguem tornar o processo de aprendizagem ainda mais rico e significativo com a troca de ideias e compartilhamento de conhecimentos.

Já na segunda situação, a diversão acaba superando o compromisso com o aprendizado em sala de aula, e as conversas e brincadeira fora de hora podem sim distrair o aluno e comprometer o seu desempenho.

Para evitar esse ponto negativo, é importante que os educadores e os pais compartilhem com o filho a importância das amizades e os limites que devem ser estabelecidos durante as aulas. Conversas paralelas, brincadeiras que interferem no trabalho do professor e na concentração dos outros colegas são apenas alguns pontos que a criança deve entender e evitar para garantir a harmonia em sala.

O seu filho precisa saber diferenciar o momento de se divertir com os colegas, por exemplo, no recreio, do momento de estudar. Ao internalizar esse comportamento, a amizade será capaz de contribuir para o desenvolvimento acadêmico de todos.

Veja como a amizade melhora o desempenho das crianças

Ter amigos ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais: ao dividir o espaço com os amigos e realizar atividades em conjunto, a criança aprenderá a respeitar as diferenças, fazer concessões e ter empatia pelos seus colegas. Essas são habilidades fundamentais para o bom convívio social na escola e posteriormente na vida adulta.

Aquisição de novos aprendizados: ao lado dos amigos, a criança conhecerá novas linhas de pensamento, culturas e gostos diferentes do que ela vivencia em casa com a sua família. Esses novos aprendizados são importantes para o desenvolvimento de habilidades e competências acadêmicas, além de contribuir na formação social do aluno.

Respeito é a base da amizade: os vínculos gerados pela amizade despertam na criança diversos aprendizados, sendo que um dos mais importantes é o respeito às diferenças. Quando se conquista esse valor, o desempenho acadêmico da criança tende a melhorar, pois a união do grupo será maior, a troca de ideias se tornará mais intensa e as práticas que atrapalham o aprendizado em sala de aula diminuem consideravelmente, como o bullying.

No artigo de hoje, mostramos como a amizade consegue ajudar a melhorar o desempenho acadêmico das crianças. O direcionamento dos educadores e da família é importante para que esse vínculo afetivo traga benefícios para o desenvolvimento dos alunos. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como as redes sociais podem afetar o emocional dos jovens.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This