Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Cidadãos do futuro: saiba como trabalhar a cultura brasileira em diferentes faixas etárias

cultura

Diversidade cultural é o que não falta em nosso país e os aprendizados que esses temas proporcionam para os alunos de diferentes faixas etárias são fundamentais para a formação dos cidadãos do futuro. Por isso, campanhas, ações e festivais que abordam temas relacionados à nossa cultura são importantes e despertam a curiosidade dos estudantes em conhecerem ainda mais nossas origens e tradições.

Inclusive, temas mais amplos e que estão diretamente relacionados a questões culturais e sociais devem fazer parte dos conteúdos trabalhados com os jovens em fase escolar. A fome, por exemplo, é um assunto que não envolve apenas a falta de alimento em si, mas pontos ligados à sociedade, distribuição de renda, localização geográfica, desenvolvimento educacional, entre outros.

Sempre que esses temas são explorados de forma mais profunda, o aprendizado de crianças e jovens ultrapassa o conhecimento de uma causa e gera o entendimento do nosso papel na sociedade, nos fazendo refletir sobre como podemos mudar os rumos que não são favoráveis para todos.

A seguir, reunimos alguns exemplos de como trabalhar a cultura brasileira com os alunos, focando na formação dos cidadãos do futuro. Confira!

Incentivando o aprendizado por meio da cultura brasileira

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” A famosa frase de Paulo Freire relata muito bem o que a cultura brasileira pode oferecer para crianças e jovens.

Ao trabalhar o tema de forma adequada para cada faixa etária, os professores não estão apenas passando conhecimentos importantes sobre nossas raízes, mas também estão instigando os alunos a irem em busca de novos aprendizados, encarando os assuntos de uma maneira mais ampla.

Essa visão geral que não se prende a um tema em si permite que o aluno enxergue a nossa cultura sob uma perspectiva multidimensional, compreendendo a história, os impactos que ela traz hoje, o papel que desempenhamos na sociedade e como nossas experiências ajudam a escrever os novos capítulos da nossa cultura.

Diversidade que nos fortalece

Em um mundo que luta todos os dias pela tolerância e respeito às diferenças, é fundamental que o trabalho com a cultura brasileira siga como base para desenvolver assuntos relacionados à diversidade cultural, social e religiosa.

Entender desde a Educação Infantil que somos diferentes e mostrar que são essas diferenças que nos tornam únicos é essencial para a formação de crianças que respeitam o próximo e conseguem praticar todos os dias a empatia.

Com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, a diversidade pode ser explorada com mais amplitude, começando pelas nossas origens que têm influência indígena, africana e europeia, chegando até os dias de hoje onde a luta pela igualdade e inclusão são assuntos debatidos diariamente nos jornais e na internet.

A cultura brasileira é rica e possibilita que os educadores estabeleçam diversas abordagens que geram aprendizados fundamentais para a formação dos cidadãos do futuro, jovens que estarão muito mais engajados em exercer de forma ativa os seus papéis na sociedade.

No artigo de hoje, mostramos como a cultura brasileira contribui para o desenvolvimento e formação integral dos alunos em diferentes faixas etárias. Para continuar se inspirando e aprendendo com temas relacionados à educação, veja em nosso blog o post que mostra como o protagonismo dos alunos é importante no ensino remoto.

Pin It on Pinterest

Share This