Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Benefícios de trabalhar projetos científicos na escola

projetos cientificos

A ciência sempre foi algo essencial para evolução da sociedade, mas nem sempre ela recebeu o destaque que por inúmeros motivos a tornava merecedora. Atualmente, com a corrida pelas vacinas contra a covid-19 que movimenta milhares de cientistas em todo o mundo, o investimento em ciência passou a ser tema de constantes debates na sociedade.

Trazendo para o universo escolar, o trabalho com projetos científicos sempre esteve presente nos planejamentos pedagógicos das instituições de ensino, inseridos de acordo com a faixa etária dos estudantes. São muitos os ganhos que os alunos têm ao entrar no mundo de descobertas da ciência e isso contribui ativamente para a formação integral dos jovens.

Para mostrar como os projetos científicos são capazes de transformar o futuro dos estudantes, reunimos na sequência deste artigo alguns dos benefícios de trabalhar a ciência de forma ativa nas escolas. Confira!

Aproximação do jovem com os fatos do cotidiano

O processo de formação dos alunos envolve uma série de etapas e conteúdos que, juntos, dão ao estudante uma base sólida para que ele siga sua vida acadêmica, pessoal e profissional da melhor forma possível. Mas, alguns projetos são capazes de contribuir de forma diferenciada nesse processo, é o caso dos trabalhos científicos.

Utilizados como uma prática pedagógica capaz de estimular o aprendizado dos alunos, os projetos científicos proporcionam a aquisição de novos conhecimentos, possibilitando que os estudantes desenvolvam o pensamento lógico e se aproximem dos fatos cotidianos por meio da resolução de problemas de maneira prática.

Os projetos científicos costumam ser intensificados no Ensino Médio, quando os jovens já encaram os fatos com melhor clareza. No entanto, a prática pode e deve ser inserida cada vez mais na rotina dos alunos do Ensino Fundamental, mostrando a eles o quão valioso e intrigante é o mundo da ciência.

Desenvolvimento do perfil investigativo

Ao trabalhar com projetos científicos na escola, os alunos são convidados a sair da zona de conforto e ir em busca de novos aprendizados. Por mais simples que o trabalho possa parecer, ele consegue despertar no aluno a curiosidade, característica fundamental nos dias de hoje em que as respostas são acessadas em alguns cliques.

Nesses projetos, os educadores têm a oportunidade de instigar a curiosidade dos alunos, ponto que os ajudará a compreender e transformar a realidade em que vivem. Um estudante que tem o perfil investigativo não realiza apenas perguntas aos professores durante as aulas, mas, também, busca ativamente respostas para os seus próprios questionamentos, sejam eles de cunho acadêmico ou não.

Integração das disciplinas

Outro benefício que os projetos científicos proporcionam para a formação dos alunos tem a ver com a integração das disciplinas. Geralmente, esses trabalhos são capazes de unir diferentes áreas em um só projeto. Por exemplo, em uma pesquisa de campo sobre a poluição dos rios, os alunos conseguem unir aprendizados envolvendo Ciências, Biologia e Geografia. Além disso, o registro dos dados e o resumo das descobertas também abrem espaço para o trabalho com a Língua Portuguesa.

No artigo de hoje, apresentamos alguns dos benefícios de trabalhar projetos científicos na escola. Para continuar acompanhando dicas e informações relacionadas à educação de crianças e jovens, não deixe de conferir as futuras publicações do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This