Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Benefícios de aprender a falar inglês desde a infância

Falar ingles

Com o mundo cada vez mais globalizado, o domínio de línguas estrangeiras já não é mais um diferencial e, sim, uma necessidade. A fluência no inglês, idioma mais falado em todo o mundo, por exemplo, é atualmente um pré-requisito para oportunidades de emprego em diversas áreas.

Ao aprender a falar inglês desde a infância, os alunos têm a chance de conhecer novas culturas por meio da literatura e das músicas de outras nacionalidades, além de desenvolver a mentalidade global, fator essencial para se formar cidadãos do mundo, aptos a conviverem com as diferenças de maneira respeitosa.

Para ajudar os pais que almejam ver o filho bilíngue, listamos a seguir os principais benefícios de aprender inglês ainda na infância.  Confira!

Aprendizado significativo e que não atrapalha o desenvolvimento da língua materna

Quando os pais pensam em matricular os filhos em um colégio que oferece o ensino do inglês ainda na Educação Infantil, uma dúvida comum que surge é sobre a confusão que o ensino da língua materna e do idioma estrangeiro pode fazer na cabeça da criança.

Para tranquilizar os pais que temem que o filho não aprenda nenhuma das duas línguas, o estudo realizado pelas instituições Concordia University, York University e Université de Provence, publicado no Journal of Experimental Child Psychology, mostra que as crianças bilíngues não confundem os dois idiomas que estão aprendendo, pelo contrário, elas conseguem se manter mais focadas nas tarefas do que os alunos monolíngues.

Esse aprendizado simultâneo e sem confusão acontece, segundo a pesquisa, porque os alunos bilíngues prestam bastante atenção na diferença entre as duas línguas que eles têm contato, aprimorando o foco e a atenção nos estudos.

Aprender inglês na infância melhora o raciocínio e diminui a timidez

Sabemos que durante a infância o cérebro está bastante ativo para adquirir novos conhecimentos, por isso, aprender a falar inglês nessa fase é mais fácil e acaba contribuindo para o desenvolvimento cognitivo do estudante, melhorando o raciocínio e o funcionamento do cérebro em geral.

Além disso, aprender inglês quando ainda criança ajuda a afastar a timidez tão comum entre os jovens que frequentam cursos de idiomas. As crianças que têm contato com a língua desde os primeiros anos na escola se sentem empolgadas com as descobertas e praticam o que aprenderam inúmeras vezes na escola e em casa, melhorando a pronúncia e a conversação em inglês. 

Formação dos cidadãos globais

Por fim, mais um dos benefícios de aprender a falar inglês desde a infância é a oportunidade de conhecer novas culturas e trocar experiências com pessoas de outras nacionalidades, situações que ajudam a desenvolver o respeito às diferenças, característica fundamental para as relações humanas.

A visão global proporcionada ao aprender inglês desde cedo permite que os alunos, no futuro, possam morar, estudar ou trabalhar em qualquer país ou cidade que adote o idioma com sua língua materna ou secundária, abrindo um mundo repleto de possibilidades para os cidadãos globais.

Se você gostou do artigo e quer continuar ampliando seus conhecimentos sobre o assunto, não deixe de conferir em nosso blog o post que mostra como os pais podem ajudar os filhos que querem fazer intercâmbio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This