Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Aulas online: dicas de ferramentas para otimizar os estudos

aulas online

A pandemia do novo coronavírus mudou de forma bem rápida hábitos e comportamentos do dia a dia. Em diversos países do mundo, a quarentena interrompeu ciclos do cotidiano, por exemplo, as aulas presenciais. No Brasil, desde março milhares de alunos passaram a ter aulas online, medida essencial para controlar a disseminação do vírus ainda pouco conhecido.

A mudança repentina no formato educacional vem exigindo bastante esforço tanto das escolas e professores quanto dos alunos e pais. Manter a concentração e a produtividade durante as aulas online são os principais desafios para os estudantes. Por mais que os jovens estejam super adaptados ao mundo tecnológico, estudar 100% no ambiente virtual ainda é uma novidade na educação básica.

Para ajudar os seus filhos que estão com aulas online durante a quarentena, reunimos a seguir dicas de ferramentas para otimizar os estudos. Confira!

Trello

Muito utilizado no mundo corporativo, o Trello é uma ferramenta que ajuda a organizar as atividades. Com a pandemia da Covid-19, esse recurso passou a ser usado também por professores e alunos. Pelo Trello, é possível criar cards com tarefas, inserir prazos de entrega, fazer checklists para acompanhamento das etapas do trabalho, anexar arquivos, e até dar nota para a atividade.

O interessante é que além de auxiliar na organização das tarefas, o Trello também possibilita o gerenciamento de trabalhos em grupo, interdisciplinares e quaisquer outras entregas que os alunos tenham que fazer durante esse período remoto.

G-Suite

Outra opção de ferramenta para utilizar nas aulas online é o G-Suite, que representa um pacote de serviços e aplicativos para alunos que tenham conta no Gmail. Por meio desses recursos, é possível seguir metodologias ativas e colaborativas como acontecem em uma sala de aula tradicional. Uma funcionalidade interessante é a edição de documentos online por todo o grupo de alunos. As ações realizadas em cada projeto são registradas na plataforma, permitindo um acompanhamento contínuo das interações.

Pocket é um app que pode facilitar as aulas online

Como mencionado, as aulas online exigem que os estudantes mantenham a concentração e o foco, mesmo com todas as distrações presentes em casa. Por isso, ferramentas que auxiliam na organização dos estudos são grandes aliadas nesse momento. O Pocket é um aplicativo móvel que permite que o jovem salve links, fotos, vídeos, entre outros materiais que são importantes para o seu estudo. Depois, todos esses recursos podem ser consultados no aplicativo quando o aluno precisar.

Bulbapp

Mais uma dica de ferramenta para otimizar os estudos durante a fase de aulas online é o Bulbapp. A plataforma é bastante simples e intuitiva, podendo ser explorada por alunos e professores. Dentre as funcionalidades da ferramenta vale destacar o envio de arquivos em diferentes formatos e a criação de coleções para estudo com textos, imagens, vídeos e até áudios.

WhatsApp

O mais famoso aplicativo de mensagens instantâneas também está sendo utilizado por algumas instituições de ensino como canal de comunicação entre alunos e professores. Por meio de grupos que representam as classes, é possível esclarecer dúvidas sobre as aulas e atividades e ainda trocar experiências com os colegas.

No artigo de hoje, reunimos algumas ferramentas que ajudam a otimizar os estudos durante esse período de aulas online devido a pandemia do novo coronavírus. Se você gostou das dicas e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Importante frisar que o Colégio Marupiara não utiliza o termo “aula online” do Ensino a Distância (EAD), mas o termo “atividade remota” (síncrona ou assíncrona), que melhor condiz com o “ensino remoto” preconizado pelo Conselho Nacional de Educação para as escolas de educação básica neste momento de pandemia.

Pin It on Pinterest

Share This