Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Arte, cultura e música na escola: foco na formação integral do aluno

cultura

Ensinar de forma significativa os conteúdos previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para cada disciplina é o objetivo das instituições de ensino de todo o país. Esses temas são essenciais para a formação acadêmica dos alunos e para a elaboração da base de conhecimento que os acompanhará por toda a vida.

Entretanto, a formação integral do estudante não se restringe a esses conteúdos. É preciso que a escola enxergue o aluno de forma completa, incluindo os aspectos físicos, emocionais, intelectuais e éticos. Diante disso, o trabalho com arte, cultura e música no colégio é essencial para que o aluno desenvolva os pilares do ser, sentir, pensar e fazer.

Na sequência deste artigo, vamos mostrar como o ensino da arte, cultura e música no ambiente escolar auxilia na formação integral dos alunos, ampliando o autoconhecimento e o respeito às diversidades.

Parceria para o desenvolvimento do estudante

Como mencionado no início, a formação integral do aluno envolve vários aspectos que, juntos, preparam os jovens para o mundo acadêmico e profissional, contemplando também a sua participação como bom cidadão na sociedade, a qual possui valores éticos e morais essenciais para um convívio saudável.

Ao trabalhar com arte, cultura e música no ambiente escolar, outros pontos importantes para o desenvolvimento do aluno também são contemplados. Esses meios ajudam a criança a expressar os seus sentimentos, explorando a linguagem não-verbal, tão importante na primeira infância através da pintura, desenho, música ou teatro.

Esse espaço proporcionado pelo trabalho artístico é fundamental para que a criança entenda a importância de se comunicar de forma livre, deixando de silenciar os seus sentimentos. Atividades como artes plásticas, hora do conto, música, jogos simbólicos e “faz-de-conta” são bons exemplos de práticas que ajudam a promover esse desenvolvimento, principalmente na Educação Infantil.

Conhecimento e respeito às diversidades

Além dos aspectos mencionados no tópico acima, o trabalho com as artes é capaz de ampliar o conhecimento e o entendimento dos alunos sobre questões relacionadas à sociedade e suas diferenças culturais.

Por meio da música, da arte e da cultura é possível situar a história dos povos, conhecer suas tradições e costumes, mostrando aos alunos o quão rico é um país repleto de diversidade. Ao ter esse contato desde a infância na escola, os estudantes aprenderão a respeitar e valorizar as diferenças.

Controle das emoções através das artes

Vimos até aqui que o trabalho artístico na escola contribui para o desenvolvimento dos alunos e proporciona aprendizados importantes para a formação integral, como o respeito ao próximo.

Mas, os ganhos não param por aí. Os alunos que têm contato com arte, música e cultura desde os primeiros anos de vida podem usufruir de benefícios, como autoconhecimento, baixo nível de estresse ou ansiedade e aumento da autoestima. Além disso, com o passar dos anos, os estudantes que seguem o trabalho com as artes costumam apresentar maior inteligência emocional, lidando de forma saudável com os seus sentimentos.

No artigo de hoje, mostramos como a arte, a cultura e a música na escola são importantes para a formação integral dos alunos. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, confira também em nosso blog o post que traz dicas de como incentivar a criatividade dos filhos em casa.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This