Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Aprenda a organizar os estudos durante a preparação para o vestibular

vestibular

Em ano de vestibular, é comum os alunos intensificarem a rotina de estudos, afinal são muitos conteúdos a serem revisados para que eles se sintam de fato preparados para o exame. Por isso, a organização dos estudos é fundamental. Evitar que as matérias fiquem acumuladas e planejar os melhores horários para estudar são algumas das dicas para quem está passando por essa fase.

Entretanto, quando a data da prova começa a se aproximar, o nervosismo e a ansiedade também surgem. É nestes momentos que o aluno deve manter o equilíbrio e ser ainda mais estratégico em seus estudos.

Sabemos que essa não é uma tarefa simples, por isso, listamos na sequência deste artigo algumas dicas de como organizar a rotina de estudos durante a preparação final para o vestibular. Confira!

Inclua os conteúdos recentes em seu plano de estudos

Durante o 3º ano do Ensino Médio, os alunos aprendem uma série de conteúdos que entram na programação dos principais vestibulares do país. Além disso, os estudantes que fazem cursinho também revisitam matérias importantes na preparação para o vestibular.

Independentemente se o aluno esteja cursando o Ensino Médio com ou sem suporte do cursinho, é importante que ele se organize para estudar os conteúdos trabalhados recentemente. Essa é uma forma eficaz de evitar que as matérias se acumulem e prejudiquem a preparação dos estudantes.

Programe a agenda a seu favor

A rotina do jovem em fase pré-vestibular é bastante agitada, pois conciliar estudo, escola e atividades recorrentes nesta faixa etária, como festas e passeios, não é fácil. Mas, principalmente nos meses que antecedem o exame, é importante programar a agenda e os compromissos.

Durante a semana, é interessante que o jovem estipule uma rotina de estudos que pode variar de duas a três horas diárias, além da escola. Inserir um tempo para ler as notícias do Brasil e do mundo, praticar exercícios físicos e descansar também são medidas essenciais para que o jovem tenha a energia necessária para aproveitar todas as suas atividades da melhor forma possível.

Nos finais de semana, o aluno pode rever alguns conteúdos, priorizando aqueles que não foram concluídos durante a semana. Mas, aos sábados e domingos, o tempo empregado nos estudos pode ser menor, afinal descansar o corpo e a mente é fundamental para que o jovem consiga internalizar o que estudou e ser ainda mais produtivo nas tarefas das próximas semanas.

Teste as suas habilidades de redação

Como mencionado no início, são muitas matérias a serem estudadas na fase de preparação para o vestibular. Apesar do volume, o jovem não pode deixar de testar as suas habilidades de redação. Afinal, essa atividade tem uma representatividade importante nos principais exames do país.

A dica é se organizar para escrever ao menos uma redação por semana. Escolha temas atuais e produza o seu texto seguindo as normas exigidas nos vestibulares. Depois, peça para um amigo ou familiar para que leia a sua redação e aponte os acertos e possíveis erros. Essa prática lhe deixará muito mais confiante e preparado para escrever suas redações, além de ampliar o seu repertório sobre atualidades.

No artigo de hoje, reunimos dicas de como organizar os estudos durante a preparação final para o vestibular. Para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This