Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Ações socioculturais: Veja porque elas são importantes para a formação integral do aluno

traalho social

No ambiente escolar, os alunos estão expostos a uma série de novos aprendizados que, juntos, irão garantir a sua formação integral. Além dos conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de aula, os jovens realizam na escola atividades e ações que auxiliam no desenvolvimento de aspectos sociais e culturais.

Por meio de feiras, apresentações de teatro, música ou com a elaboração de projetos sociais, as instituições de ensino conseguem tornar mais dinâmico o aprendizado dos alunos, além de aprofundarem o trabalho com questões importantíssimas para a formação do estudante, que envolvem conceitos além do conhecimento tradicional.

Na sequência deste artigo, vamos mostrar como as ações socioculturais realizadas na escola são importantes para a formação integral dos alunos. Confira!

Desenvolvendo a socialização

Para conviver bem em sociedade, é fundamental que os alunos desenvolvam desde a primeira infância as habilidades sociais, que os acompanharão por toda a vida. Para isso, a escola precisa envolver as crianças em situações nas quais elas sejam estimuladas a se relacionarem com os colegas, trabalhando em equipe e compreendendo e respeitando os pontos de vista diferentes do seu.

Nesse sentido, as ações socioculturais no colégio são importantes, pois elas promovem a  socialização. Quando os alunos estão engajados em projetos que seguem formatos diferentes das atividades comuns em sala de aula, eles conseguem dimensionar a importância da parceria entre o grupo, promovendo a integração da turma.

Respeito também é trabalhado nas ações socioculturais

Em boa parte das situações, as atividades socioculturais realizadas pelas escolas abordam diversos temas, que podem tanto ser projetados pelos próprios alunos ou apresentados à eles por meio de outras pessoas. Por conta dessa variedade de questões de cunho social e cultural, o jovem consegue ampliar a sua visão de mundo.

Por exemplo, ao visitarem uma instituição que assiste crianças carentes, os alunos conhecerão uma realidade distinta da que eles convivem diariamente. Essa ação mostrará o quão importante é respeitar as diferenças e ser solidário com o próximo. Com essas características internalizadas desde a infância, o aluno se tornará um cidadão consciente do seu papel na sociedade.

Suporte para consolidação do aprendizado

Por fim, mais um ganho significativo que as ações socioculturais trazem para a formação integral do aluno  tem a ver com a consolidação dos temas trabalhados em sala de aula. Isso porque quando os jovens mudam de ambiente é comum ocorrer um engajamento maior por conta do novo, ajudando na fixação dos conteúdos pedagógicos.

Por exemplo, os estudantes estão aprendendo nas aulas de português sobre a literatura infantil e são convidados a participar de uma ação sociocultural na qual devem apresentar para outra turma uma peça teatral baseada em um conto trabalhado em sala. Essa atividade, além de ser divertida para os alunos, ajudará na fixação do conteúdo e no desenvolvimento da comunicação, da criatividade e do trabalho em equipe.

Deste modo, as ações socioculturais promovidas na escola também atuam como uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo efetivamente para a formação integral do estudante.

No artigo de hoje apresentamos a importância que as ações socioculturais têm na formação dos futuros cidadãos. Para continuar por dentro dos temas relacionados à educação de crianças e jovens, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This