Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Ações sociais: saiba como essas iniciativas contribuem para a formação integral dos alunos

social

A formação integral vem sendo um dos temas mais debatidos nos últimos anos no meio educacional. Toda essa movimentação em prol da integralidade tem a ver com os inúmeros benefícios que ela traz para o desenvolvimento das crianças e jovens, já que o trabalho vai além da racionalidade ou cognição, passando a enxergar cada estudante de forma mais ampla.

Instituições de ensino que se propõem a trabalhar com a formação integral dos estudantes passam a incluir em seu projeto às artes, à estética, à música e o desenvolvimento das dimensões afetivas, artísticas, espirituais, valores, saúde, enfim, tudo o que faz parte do ser humano e não somente os seus conhecimentos acadêmicos.

Por isso, as ações sociais ganham cada vez mais espaço nas escolas, pois contribuem para a formação integral dos alunos, como veremos na sequência deste artigo.

A escola e a formação integral dos estudantes

Como mencionado no início, a formação integral proporciona ao aluno um desenvolvimento completo como ser humano, o preparando para a vida e não somente para os desafios acadêmicos.

Com esse novo papel, as escolas deixaram de ser um espaço para o repasse de conteúdos e conquista de bons resultados nos vestibulares. Hoje, as instituições de ensino focadas na educação integral contribuem diretamente para a formação do aluno como cidadão consciente de seus direitos e deveres na sociedade.

Por meio da parceria com as famílias, os educadores fortalecem valores junto aos jovens e os prepara para que sejam capazes de conviver em harmonia com as diferenças, sendo agentes ativos na construção de um mundo melhor e mais justo para todos.

Ações sociais contribuem para o desenvolvimento do caráter do aluno

Ainda na primeira infância, as crianças começam a formar o seu caráter, por isso, é importante que os pais em parceria com a escola repassem para os pequenos os valores que são essenciais na vida de bons cidadãos.

Honestidade, solidariedade, responsabilidade e compaixão são alguns dos valores que as crianças aprendem ainda muito pequenas e que são fortalecidos em ações sociais promovidas pelas escolas.

Visitas e atividades guiadas realizadas em instituições que cuidam de crianças carentes, idosos e pessoas com deficiência são algumas das formas de envolver os alunos em questões sociais importantes e que nem sempre eles vivenciam em sua rotina.

Há uma série de outras iniciativas sociais que ajudam na formação do caráter dos estudantes e que podem ser realizadas com intermédio da escola, como reciclagem de lixo, campanhas de doação de roupas e brinquedos, projetos de combate ao preconceito, entre outros.

Vimos no artigo de hoje que a formação integral e as ações sociais praticadas dentro e fora do ambiente escolar são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor para todos. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como as habilidades socioemocionais ajudam a diminuir as práticas de bullying.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This