Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

A importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento de habilidades e internalização de valores

trabalho em equipe

Ao lado da família e também na escola, as crianças desenvolvem habilidades e constroem os valores que os acompanharão por toda a vida. Durante essa fase, algumas atividades que futuramente farão parte do dia a dia dos alunos, como o trabalho em equipe, assumem um papel importante na formação integral da criança.

Quando a instituição de ensino promove trabalhos em grupo, ela possibilita que o estudante desenvolva e exercite habilidades como decidir, debater, respeitar e autoavaliar, ao mesmo tempo em que aprende sobre determinada disciplina.

Durante as atividades em equipe, os alunos são expostos a construção coletiva do conhecimento, que possibilita a troca de experiências entre os colegas e o contato com percepções distintas. Além disso, as crianças desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, permitindo que os estudantes se unam a fim de alcançar um objetivo em comum.

O educador da Universidade de São Paulo (USP), Luis Carlos de Menezes, em entrevista ao portal Educar para Crescer, ressaltou a importância do trabalho em equipe.  “Ao longo do século passado, pensadores como Piaget, Vigotsky e Paulo Freire mostraram que a aprendizagem depende de uma ação de mão dupla. E essa interação não se resolve pela mera passividade”, afirma o especialista.

Na sequência deste artigo iremos mostrar como o trabalho em equipe pode ajudar na construção de valores essenciais para a formação dos alunos e futuros cidadãos. Confira!

Respeito e tolerância

Como abordado anteriormente, durante o trabalho em equipe, as crianças têm a oportunidade de expressar suas opiniões e aprenderem a ouvir e a respeitar a posição dos colegas.

Até se chegar a uma convivência regada de tolerância e respeito, pode haver no caminho  atividades mais conturbadas e pequenos desentendimentos. Porém, os alunos vão se familiarizando com o compartilhamento de ideias e perceberão que trabalhar com educação e respeito é mais interessante e produtivo para todos.

Por isso, abrir espaço para o trabalho em equipe desde a Educação Infantil é uma forma efetiva de desenvolver nos pequenos importantes valores sociais como o respeito, a cooperação e a tolerância.

Juntos vivemos melhor!

Na escola, as crianças passam por um processo contínuo de descobertas. O trabalho em equipe é uma dessas descobertas que, com o tempo, faz o maior sucesso com as crianças. Quando se fala em atividade em grupo, todos pensam em compartilhar o trabalho com o seu melhor amigo ou com o grupo que tem mais amizade.

Essa afinidade com determinados colegas acontece por inúmeros motivos, gostos semelhantes, convívio fora do ambiente escolar ou mesmo devido à aproximação espontânea na escola, porém, é essencial que os professores promovam a interação de todo o grupo, mostrando que o convívio de todos é interessante e permite novos aprendizados. Sendo assim, é importante que o educador, durante as atividades em grupo, estimule a convivência de alunos que não são  tão próximos.

Ao praticar a alternância dos parceiros, o professor estará permitindo que o estudante saia da sua zona de conforto e experimente papéis distintos, o que o ajudará a ser mais flexível com as opiniões diferentes da sua, além de abrir os caminhos para novas relações sociais, característica importante para o perfil de bom cidadão que está se formado.

O trabalho em equipe é um grande aliado na formação integral do aluno, pois ajuda ativamente no desenvolvimento de habilidades e internalização de valores. Sendo assim, na escola e também em casa nas pequenas situações diárias, é necessário integrar a criança em ações em grupo e estimular o compartilhamento de ideias e atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This