Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

A difícil missão de ensinar limites aos filhos na primeira infância

ensinar-limites-aos-filhos

 

Um dos processos mais complexos que envolvem a educação dos filhos é o de ensinar limites para os pequenos durante a primeira infância. Apesar de ser um processo bastante árduo e que exige uma presença significativa dos pais, é importante que o contato das crianças com os limites seja iniciado logo nos primeiros meses de vida, quando o filho está conhecendo o mundo ao seu redor e formando suas preferências.

Com o passar do tempo, se a criança não compreender que há limites, todas as vezes em que ela for contrariada irá chorar, gritar ou ficar amuada por conta da limitação apresentada pelos pais. Essas situações são negativas para o relacionamento da família, que sempre terá conflitos quando se trata de limites, além disso, em ambientes públicos, esses comportamentos costumam ser bastante observados e até criticados pelas pessoas.

Para você não ter que passar por esse problema com seus filhos, listamos no artigo a seguir algumas dicas que ajudarão os pais a ensinar limites aos pequenos, fazendo as crianças compreenderem e seguirem as regras estipuladas pela família. Confira!

Apresentando os limites aos bebês

Como abordado anteriormente, o ensino dos limites aos filhos precisa começar desde cedo. Por mais que seja difícil pensar que os bebês tão pequenos e fofos consigam seguir regras, é essencial que eles sejam inseridos em um ambiente de normas e acordos entre pais e filhos, assim, a internalização dos limites nas próximas fases da infância irá transcorrer de forma natural.

Por exemplo, com os bebês de 6 meses, é interessante manter uma rotina de horários para mamar e tomar banho. Depois, a partir de 1 ano, os pequenos começam a conhecer as pessoas que fazem parte da sua família e também a palavra não, principalmente para evitar que a criança brinque em locais que lhe oferece riscos. Por mais que essa imposição verbal de limites possa funcionar em alguns casos, é importante os pais estarem sempre de olho nos pequenos, pois eles podem voltar a se colocar em situações perigosas quando perceberem que estão sozinhos.

Mantenha um diálogo em família

Conforme as crianças vão crescendo, o desafio de ensinar limites fica ainda mais complexo. Mas, se a base começar bem cedo as chances desse processo ser tranquilo são muito maiores. Quando os pequenos já desenvolveram a fala, por volta dos 3 anos, começa o momento em que eles questionam os pais sobre os limites. A expressão “por que não?” é um clássico dessa fase.

Por isso, é importante manter uma rotina de conversas em família para explicar para os filhos, de forma lúdica, os motivos que os impedem de fazer determinadas coisas. Essa aproximação entre os pais e as crianças também é excelente para repassar os valores adotados pela família e conceitos de bem-estar e segurança.

Evite ensinar limites com recompensas ou ameaças

Quando os pais não têm muita paciência e os filhos insistem em não obedecê-los, é comum surgirem as recompensas e as ameaças para que a criança faça o que você está pedindo. Apesar de poder resolver situações pontuais, esse tipo de atitude dos adultos não é nada significativa se a meta é ensinar limites para a criança. Nestes casos, os pais acabam se prendendo aos mimos que prometeu e as crianças só irão obedecer se tiverem algo em troca. Além disso, as ameaças feitas nessas situações são pensadas de imediato e dificilmente são cumpridas, fazendo com que a criança pare de acreditar no que está sendo imposto a ela.

Por isso, a melhor maneira de ensinar limites aos filhos é fazendo um acompanhamento contínuo da rotina da criança e promovendo momentos para o diálogo. Além disso, é interessante valorizar a participação do filho nas tarefas de casa, por exemplo, elogiá-lo quando ele organiza os brinquedos por conta própria. Assim, o pequeno reconhecerá a sua importância na rotina da família e aprenderá com mais facilidade os limites ensinados pelos pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This