Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas para ter um segundo semestre produtivo

segundo semestre

O segundo semestre está apenas começando e é preciso muita organização e dedicação para seguir uma rotina de estudos produtiva. O primeiro desafio é deixar as férias de lado e focar nos próximos meses, que costumam ser decisivos para os alunos, pois esse é o momento de recuperar possíveis notas ruins tiradas no primeiro semestre, além de ser um período importante para quem irá prestar vestibular neste ano.

Para ajudar os estudantes a começar o segundo semestre com o “pé direito”, reunimos neste artigo dicas que ajudarão os jovens a criarem uma rotina produtiva de estudos. Não perca!

Conheça o seu período mais produtivo

Cada pessoa possui suas características próprias, por isso, há alunos que são mais produtivos pela manhã, enquanto outros apresentam um melhor rendimento a tarde ou no início da noite. Antes de planejar a rotina de estudos, é importante que o jovem analise com calma qual o seu período mais produtivo durante o dia.

Esse momento de autoconhecimento é importante para que o estudante saiba qual o melhor período para se dedicar às tarefas escolares e obter um bom desempenho. Por exemplo, se o aluno estuda no período da tarde e após o café da manhã ele se sente bastante disposto, esse pode ser um momento interessante para revisar alguma matéria ou mesmo realizar lições e trabalhos acadêmicos. À noite, esse jovem certamente estará mais cansado, tornando o estudo pouco efetivo.

Planeje as suas ações

Bom, depois de conhecer os horários adequados para os estudos, o aluno precisa planejar as suas tarefas diárias. O jovem pode escolher a ferramenta que achar mais prática para desenvolver o seu plano de estudo, caderno, agenda, lousa ou mesmo um aplicativo móvel. O importante é que esse plano se mantenha visível para facilitar o acompanhamento.

Além de incluir as atividades da escola, como trabalhos, lições, pesquisas e preparação para as provas, vale inserir no planejamento um momento dedicado para as disciplinas que o aluno apresenta mais dificuldades. Além de rever o material da aula, é interessante buscar referências que possam ajudar na internalização do tema e realizar exercícios para treinar o aprendizado.

Estabelecer dias e horários para o estudo é fundamental para que o aluno não fique sobrecarregado, se torne mais produtivo e possa manter o equilíbrio entre a vida acadêmica e pessoal.

Durma bem

De nada adianta ter um bom planejamento se o estudante estiver cansado e com sono no momento do estudo. Uma noite bem dormida é fundamental para que o jovem mantenha a concentração e se sinta motivado para estudar.

Então, a dica para iniciar o segundo semestre com produtividade total é dormir ao menos 8 horas por dia, evitando distrações no período da noite que possam comprometer a qualidade do sono, como uso excessivo de computador, smartphone, tablet e videogame.

De acordo com a pesquisa realizada pela King’s College, de Londres, que reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, o uso de aparelhos eletrônicos no período de descanso pode causar efeitos negativos em diferentes graus de gravidade, como má qualidade do sono e doenças como obesidade e depressão infantil.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas que irão ajudar os jovens a terem um segundo semestre mais produtivo. Os pais também podem ajudar os filhos a organizarem essa rotina de estudos, pois essa participação deixará os alunos ainda mais motivados.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This