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TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como promover uma aprendizagem ativa e significativa na Educação Infantil?

aprendizagem

A Educação Infantil representa um dos ciclos mais importantes na formação dos alunos. É neste período que a criança amplia as suas interações sociais, passa adquirir novos conhecimentos todos os dias e tem a chance de desenvolver uma série de habilidades e competências fundamentais para o seu desenvolvimento.

Por conta disso, o desafio dos educadores é o de promover uma aprendizagem ativa e significativa para os pequenos desde o primeiro dia de aula. Mesmo com a abordagem lúdica essencial nessa fase, é importante que a equipe pedagógica tenha um plano bem estruturado para que a criança possa de fato conquistar aprendizados importantes para a sua formação.

A seguir, vamos mostrar como as instituições de ensino devem se programar para promover uma aprendizagem ativa e significativa na Educação Infantil. Confira!

Valorização das linguagens

Como mencionado no início, a Educação Infantil é um momento de descoberta para as crianças, por isso, a aproximação dos pequenos com conteúdos essenciais para  o desenvolvimento cognitivo é muito importante. Parte desse trabalho é realizado por meio da  ampliação da linguagem oral e do contato inicial com a linguagem escrita convencional — processo que será intensificado nas séries iniciais do Ensino Fundamental por meio da alfabetização.

Além disso, na Educação Infantil também é importante valorizar outras linguagens que ajudarão na formação integral da criança, como artes plásticas, música, inglês e Educação Física.

O lúdico como forma de promover uma aprendizagem ativa e significativa

As instituições de ensino que utilizam a aprendizagem ativa e significativa como uma forma de abordagem costumam priorizar a descoberta, o lúdico, o compromisso com o trabalho e a ampliação das relações com a criança.

Para aproximar os aprendizados do universo do aluno, a escola mostra ao pequeno diferentes formas de se brincar, compartilhando os brinquedos e as descobertas com os colegas de classe. O professor, neste caso, atua como um mediador da experiência. Uma simples brincadeira bem mediada pode proporcionar ensinamentos importantes, como:

  • Cooperação
  • Divisão de tarefas e papéis
  • Compartilhamento de espaço e objetos
  • Respeito ao próximo
  • Resiliência
  • Autocontrole

Desenvolvimento do perfil investigativo

Boa parte dos aprendizados adquiridos na Educação Infantil ajudam a compor o perfil do estudante nos ciclos subsequentes. Por isso, desenvolver o gosto pela investigação do mundo natural e social é importante para que as crianças cresçam curiosas e críticas.

A escola deve propor atividades, como jogos simbólicos e “faz de conta”, que estimulam os pequenos a investigarem, perguntarem e experimentarem. Assim, aos poucos, o aluno se apropria dos conteúdos e valores criados pela cultura, como participante criativo e criador. É como se o colégio atuasse como um facilitador para que a criança construa seu próprio mundo e compreenda o mundo que a cerca.

Vimos que inserir os alunos de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil é essencial para que os pequenos conquistem uma aprendizagem significativa. Se você gostou do artigo e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre educação, aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra porque é importante ensinar educação financeira para o seu filho desde a infância.

A Educação Infantil representa um dos ciclos mais importantes na formação dos alunos. É neste período que a criança amplia as suas interações sociais, passa adquirir novos conhecimentos todos os dias e tem a chance de desenvolver uma série de habilidades e competências fundamentais para o seu desenvolvimento.

Por conta disso, o desafio dos educadores é o de promover uma aprendizagem ativa e significativa para os pequenos desde o primeiro dia de aula. Mesmo com a abordagem lúdica essencial nessa fase, é importante que a equipe pedagógica tenha um plano bem estruturado para que a criança possa de fato conquistar aprendizados importantes para a sua formação.

A seguir, vamos mostrar como as instituições de ensino devem se programar para promover uma aprendizagem ativa e significativa na Educação Infantil. Confira!

Valorização das linguagens

Como mencionado no início, a Educação Infantil é um momento de descoberta para as crianças, por isso, a aproximação dos pequenos com conteúdos essenciais para  o desenvolvimento cognitivo é muito importante. Parte desse trabalho é realizado por meio da  ampliação da linguagem oral e do contato inicial com a linguagem escrita convencional — processo que será intensificado nas séries iniciais do Ensino Fundamental por meio da alfabetização.

Além disso, na Educação Infantil também é importante valorizar outras linguagens que ajudarão na formação integral da criança, como artes plásticas, música, inglês e Educação Física.

O lúdico como forma de promover uma aprendizagem ativa e significativa

As instituições de ensino que utilizam a aprendizagem ativa e significativa como uma forma de abordagem costumam priorizar a descoberta, o lúdico, o compromisso com o trabalho e a ampliação das relações com a criança.

Para aproximar os aprendizados do universo do aluno, a escola mostra ao pequeno diferentes formas de se brincar, compartilhando os brinquedos e as descobertas com os colegas de classe. O professor, neste caso, atua como um mediador da experiência. Uma simples brincadeira bem mediada pode proporcionar ensinamentos importantes, como:

  • Cooperação
  • Divisão de tarefas e papéis
  • Compartilhamento de espaço e objetos
  • Respeito ao próximo
  • Resiliência
  • Autocontrole

Desenvolvimento do perfil investigativo

Boa parte dos aprendizados adquiridos na Educação Infantil ajudam a compor o perfil do estudante nos ciclos subsequentes. Por isso, desenvolver o gosto pela investigação do mundo natural e social é importante para que as crianças cresçam curiosas e críticas.

A escola deve propor atividades, como jogos simbólicos e “faz de conta”, que estimulam os pequenos a investigarem, perguntarem e experimentarem. Assim, aos poucos, o aluno se apropria dos conteúdos e valores criados pela cultura, como participante criativo e criador. É como se o colégio atuasse como um facilitador para que a criança construa seu próprio mundo e compreenda o mundo que a cerca.

Vimos que inserir os alunos de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil é essencial para que os pequenos conquistem uma aprendizagem significativa. Se você gostou do artigo e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre educação, aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra porque é importante ensinar educação financeira para o seu filho desde a infância.

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