Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como os influenciadores digitais podem impactar na formação dos jovens

influencia digital

Com a disseminação da internet em todo o mundo e com o acesso facilitado via smartphone, é cada vez mais comum os jovens ficarem horas e horas “mergulhados” no mundo digital.

Por conta disso, muitos adolescentes e até crianças usam o mundo online para compartilhar com outras pessoas suas opiniões, talentos e sonhos. Essa realidade levou ao surgimento de uma nova profissão: os influenciadores digitais, também conhecidos como Youtubers, caso atuem em boa parte do tempo na plataforma de vídeos do Google.

Esses influenciadores são seguidos por milhares de usuários e, como o próprio nome já diz, eles, por meio dos vídeos, influenciam adolescentes e crianças. Para entender um pouco melhor esse cenário, vamos aos números:

De acordo com estudo conduzido pelo Pew Research Center entre março e abril de 2018, o Youtube é a rede social mais utilizada pelos jovens americanos. Cerca de 85% dos adolescentes que participaram da pesquisa disseram usar o site de compartilhamento de vídeos. O Instagram vem em segundo lugar, acompanhado pelo Snapchat.

O Youtube está no smartphone, no notebook e até mesmo na TV dos jovens, trazendo conteúdos diversos que atingem os mais diferentes perfis de crianças e jovens. A questão é que esses influenciadores digitais apresentam um impacto significativo na vida dos filhos, pois eles são tidos como ídolos e exemplo para muitas pessoas.

Se você é pai ou mãe e percebeu que é preciso ficar atento a participação dos influenciadores digitais na formação do seu filho, te convidamos para conhecer um pouco mais sobre o tema na sequência deste artigo.

Conheça os canais acessados pelo seu filho

Para saber quais os impactos que os influenciadores digitais podem trazer para a formação do seu filho, é preciso, primeiro, conhecer quais os canais e que tipo de conteúdo o jovem ou a criança tem acesso.

Com os filhos menores, a dica é sempre supervisionar o acesso das crianças ao Youtube. Inclusive, o próprio Youtube criou uma versão Kids da plataforma, que disponibiliza conteúdos voltados para esse público. Utilizar essa versão do app é importante para que o seu filho não acesse conteúdos impróprios para a sua faixa etária.

Já com os filhos mais velhos, é importante conversar e conhecer os ídolos que eles têm. Visitar os canais que o filho acessa é importante para saber que tipo de informação os influenciadores digitais disseminam. Caso haja algo impróprio, é interessante retomar o diálogo com o jovem e explicar porque determinada ação é ruim e porque ele não deve aplicá-la na sua rotina.

Além dessas análises e da recomendada restrição de uso dos recursos digitais no dia a dia, manter um canal de diálogo aberto e dar ao filho a liberdade para conversar sobre os mais diferentes assuntos é uma forma da família participar mais ativamente da formação dos jovens, deixando os influenciadores como parte da diversão e do entretenimento dos jovens.

Apresente ao jovem os influenciadores com foco educacional

Engana-se quem pensa que no mundo da internet e dos influenciadores digitais não há bons conteúdos. A realidade é bem diferente, pois muitas pessoas utilizam esse espaço para repassar conteúdos relevantes e que contribuem positivamente para a formação dos jovens.

O canal Manual do Mundo, por exemplo, é um grande sucesso entre as crianças e os jovens. Com vídeos sobre ciências em uma linguagem informal e descontraída, o jornalista Iberê Thenório e a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro conseguem unir de forma interessante entretenimento e educação.

A dica é que os pais entrem nesse mundo digital para que possam apresentar para os filhos novidades interessantes e boas influências para a formação acadêmica e pessoal do jovem.

Ainda sobre internet, recomendamos que você leia em nosso blog o artigo que mostra como pais e educadores devem ensinar os estudantes a identificarem as fake news.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This