Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Ansiedade na adolescência: veja quais são os sintomas apresentados pelos jovens no dia a dia

anciedade

A ansiedade é um transtorno que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo e o quinto maior com depressão.

Os jovens não estão imunes a esse problema que tanto atinge a saúde e a qualidade de vida das pessoas. São vários os motivos que podem levar o adolescente a desenvolver o transtorno de ansiedade, como a convivência familiar, pressão escolar e a aceitação em grupos sociais. Esses pontos surgem durante uma fase complicada do desenvolvimento físico e emocional, tornando a ansiedade ainda mais complexa na adolescência.

Outro ponto importante sobre esse transtorno é que a família, muitas vezes, encontra dificuldades para identificar que o jovem está passando por uma crise de ansiedade e precisa de um acompanhamento especializado.

Para que os pais fiquem atentos, listamos na sequência os principais sintomas apresentados pelos jovens que sofrem com transtorno de ansiedade no dia a dia. Confira!

Preocupação excessiva

Um sintoma que pode surgir nos jovens que estão enfrentando o transtorno de ansiedade é a preocupação excessiva. O adolescente costuma ficar muito incomodado com o que as outras pessoas podem estar achando dele. Isso leva a uma autocobrança muito intensa. O jovem passa a acreditar que não é bom o suficiente em vários aspectos e isso acaba levando a baixa autoestima e um afastamento natural do círculo de amigos e até mesmo dos familiares.

Ao perceber que o seu filho se preocupa mais do que o normal com a escola, atividades extracurriculares ou mesmo com tarefas simples do dia a dia, é importante conversar com o jovem e entender as causas dessa preocupação em excesso.

Receio das interações sociais

Esse sintoma é um dos mais recorrentes em casos de ansiedade na adolescência. Isso porque nesta fase da vida a opinião dos outros, principalmente de outros jovens da mesma faixa etária, acaba sendo muito importante para o adolescente. Quando há um transtorno de ansiedade, as interações sociais acabam se tornando um verdadeiro martírio.

Suor, tremedeira e medo são alguns dos sintomas que os adolescentes ansiosos sentem quando têm que interagir com outras pessoas. Por conta disso, esses jovens costumam se afastar dos grupos, preferem fazer atividades individuais e dificilmente fazem muitos amigos. A dificuldade dos pais é a de identificar se o filho é tímido ou se possui um transtorno de ansiedade.

Inquietação emocional é um dos sintomas da ansiedade na adolescência

Quando o jovem está passando por um quadro de ansiedade, um dos sintomas mais fáceis de perceber é a inquietação sempre que ele precisa se afastar de pessoas com as quais ele divide uma forte conexão emocional. Situações comuns como ir para o curso sozinho ou visitar um amigo acabam se tornando angustiantes para o adolescente. Essa sensação deixa o jovem mais irritado e compromete a sua concentração.

No artigo de hoje, reunimos os principais sintomas apresentados pelos jovens que enfrentam a ansiedade na adolescência. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à educação dos filhos, veja também em nosso blog o post que traz dicas de como impor limites para os filhos na adolescência.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This